MARTA

MARTA
O ADEUS PRECOCE DA MINHA ESTRELA MAIOR

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

RECADO DA AVÓ AMÉLIA

Martinha
Querida Neta



Avô Vitalino, Avó Amélia, Rita c7 3anos, Marta c/ 5 meses
Hoje, dia 1 de Dezembro de 1999, é a primeira vez que te venho escrever, sei que a tua mãe todos os dias te escreve, mas eu não tenho tido coragem para o fazer. Quando vou a casa da tua mãe e ela te está a escrever não me sinto bem, as recordações vêm mais ao cimo da terra.
Querida, deste que tu partiste a avó e o avô nunca mais tiveram a alegria que tinham, eramos todos tão felizes com a tua presença!...
A tua irmã e a Patrícia são para a avó muito meiguinhas, mas nada tapa a tua falta. Gosto de as ver juntas, mas sofremos muito, tanto eu como o avô.
A toda a hora me lembro de quando ias dormir a casa da avó, em Benfica, e trazias vestido o  teu casaco preto que agora é meu, e que me fica muito bom.
Avó Amélia, Rita c/ 3 anos e Marta c/ 5 meses
Sabes,  querida neta, ainda ando de preto, como me sinto tão triste por dentro, não me atrevo a vestir de cor; mas talvez para o ano de 2000 já me vista como me calhar.
Mas, como eu ia a dizer, quando estou na minha casa de Benfica e chego à janela que dá para a praceta, estou sempre a ver-te com o casaco preto vestido, a voltares-te para trás para me fazeres adeus, até desapareceres na curva.
E quando eu vou a Massamá, estou sempre a lembra-me de quando eu jantava com vocês, a avó ficava a lavar a louça na cozinha, pois naquele tempo a tua mãe não tinha máquina, tu ias com os teus pais e a Rita para a sala, porque queriam ver um programa na televisão, mas tu não estavas bem, e de 20 em 20 minutos vinhas à cozinha dizer-me: -“Avó, ainda não acabaste de lavar a loiça, eu venho ajudar-te!”.
E eu sempre com a minha boa disposição dizia-te: - “ Não filha, a avó já acabou, já me vou sentar ao pé de vocês!...”
Tu dizias: “ - Pois claro avó, não tem jeito nenhum , nós a vermos televisão e a avó a lavar a loiça!”
Courela do Avô Vitalino 1 Dezº 1994
Marta, avô Vitalino, Paulo, Zé, Tio Zé Manel, Zuzu e André
Sabes querida, o avô continua a ter um grande entusiasmo com a Quinta, que tu visitaste com o Paulo, da última vez que vieste a Casa Branca. O avô tinha lá umas grades com garrafas vazias da Água da Carasona, que ainda por lá andam. O tio Zé Manuel até as quer tirar de lá, porque está sempre a “ver-te”
muito bem disposta como sempre, a mostrares ao Paulo as garrafas de água da propriedade que vocês andavam a arborizar.
Como parecias ser minha neta, com esse feitio sempre bem disposto!... A avó, graças a Deus, ainda assim se conserva, os desgostos e as arrelias são só para nós. Sabes querida, é assim o meu feitio desde miúda, mas também me habituei a ser assim por causa do estabelecimento, quando ía para o balcão, as arrelias  e as tristezas ficavam atrás da porta, e por isso nós tínhamos tanta clientela  no estabelecimento!
Sabes, a Patrícia vive já com o Fernando, gostam muito um do outro e dão-se muito bem, compraram casa na Brandoa, perto dos pais, na mesma rua, é um 3º andar, a casa é bonita e acolhedora.
No dia 4 de Dezembro, o avô faz 77 anos. Quer matar um porco e convidar toda a família, os tios e sobrinhos, para viram cá todos. A avó já não tem vontade destas coisas, mas que lhe hei-de eu fazer!?... Já estamos casados há 52 anos e fomos sempre muito amigos.
Martinha, quando tu fizeste 20 anos, quando eu cheguei lá a casa dos teus pais, eu levava um fio de ouro, que tu nunca tinhas visto. Abriste-me a porta e disseste. -“ Oh mãe, venha cá ver a avó que vem  tão bonita, e que bem que lhe fica o fio de ouro justinho ao pescoço!...”
E eu, muito feliz, disse-te. “Olha querida ainda é de solteira!”. Tu ficaste muito admirada por nunca o teres visto, então eu tirei-o do meu pescoço e fiz o gesto de o pôr no teu.
Então tu disse-te logo: “ Oh avó,  fica-lhe tão bem que eu não o quero, deixe-o estar!” .
E eu respondi-te: “Não querida eu fico mais satisfeita em vê-lo em ti, pois sei que gostas muito dele!...”
Esse fio ficou a tua irmã Rita com ele. Entretanto, comprei outro para a Patrícia. Quando te ofereci o fio, pensei logo comprar dois, uma para a Rita e outro para a Patrícia, mas infelizmente, apenas precisei de comprar um para a Patrícia.
No dia dos teus anos, saíste à rua para me comprares um cartãozinho para me agradeceres o fio, tenho-o no meu quarto emoldurado com uma fotografia tua. Tanto eu como a tua mãe temos por todas as casas, quarto e sala, fotos tuas, a tua mãe tem uma tua na estante da cozinha, onde estás de corpo inteiro muito bonita , como sempre.
Sabes Martinha, querida neta, quando saio à rua estou sempre a ver miúdas parecidas contigo, não te sei explicar se fico contente se triste, não sei bem o que sinto. As saudades renovam ...
Será que ainda nos vamos encontrar um dia? Tenho momentos em que acredito nisso, noutros não sei, sou franca!
Como tu sabes sou católica, mas Deus me perdoe não sei o que dizer. Mas tenho a certeza que tu estás num bom lugar no Céu, porque tu eras um Anjo na Terra e agora estás no Céu.
Beijos dos teus avós que nunca te esquecem   Vitalino e Amélia

Sem comentários:

Enviar um comentário