MARTA

MARTA
O ADEUS PRECOCE DA MINHA ESTRELA MAIOR

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

O 25 DE ABRIL DE 1974


A Marta tinha três meses quando se deu a Revolução do 25 de Abril de 1974. A partir dessa data, o nosso país sofreu  grandes modificações políticas e sociais.
25 de Abril de 1974 - largo do Carmo
Tanto eu como o Zé éramos muito jovens e há muito que desejávamos essas mudanças no velho regime, por isso esperávamos que a Revolução do Movimento das Forças Armadas viesse a  transformar Portugal num país democrático, como na verdade veio a acontecer, onde todos os cidadãos pudessem participar na escolha dos governantes, onde não houvesse censura, nem polícia politica e sobretudo que acabasse com a guerra no Ultramar, a qual parecia nunca mais terminar.
           Vivíamos intensamente todas essas mudanças, necessárias para a libertação do  país de  40 anos de ditadura, mas como tínhamos as crianças muito pequenas não nos era possível uma participação mais activa.
1º de Maio de 1974
 Foi com enorme e grande entusiasmo que participei na grande manifestação do 1º de Maio de 1974. Fui ter com o tio Zé Varela e a Tia Maria Emília  à casa deles, na Praça de Londres e daí partimos para a manifestação. 
O Zé ficou com as crianças e os meus pais a verem pela televisão toda aquela  enorme multidão que  saiu da Alameda Afonso Henriques, subiu a Av. Almirante Reis para se dirigir ao estádio 1º de Maio, onde os principais dirigentes políticos puderam usar da palavra. Tudo era novo e apaixonante para quem nunca tinha podido expressar livremente as suas ideias.

Sem comentários:

Enviar um comentário