MARTA

MARTA
O ADEUS PRECOCE DA MINHA ESTRELA MAIOR

sábado, 5 de fevereiro de 2011

AS FÉRIAS NA COSTA DA CAPARICA

 No mês de Julho de 1974 foram as primeiras férias da Marta, na Costa da Caparica.

A Marta estava com cinco meses e meio era uma bébé muito saudável, muito bem disposta e quando descobriu a praia, adorava a água do mar.

Alugámos uma  casa no Bairro dos Pescadores, muito perto da praia.
 A Rita andava muito satisfeita, pois eram as primeiras férias passadas com a sua irmãzinha.
As minhas primas,  Guida e  Lena jovens adolescentes ( 15 e 12 anos), vieram  passar as férias connosco e brincavam muito com elas. Levavam-nas a passear, à tarde levavam a Marta na cadeirinha e a Rita pela mão, a passear pelas ruas da Costa da Caparica; na praia, davam-me uma grande ajuda, pois tomavam conta da Rita e da Marta.
O Zé não estava ainda de férias e por isso, ia para Lisboa e voltava à tarde; muitos dias, ele ia ter connosco à praia, onde ficavamos até ao Pôr do Sol, pois o tempo, naquele mês de Julho, estava formidável.
Os meus pais vinham visitar-nos todos os fins-de-semana e a avó Amélia ficava connosco até a meio da semana.
A casa tinha dois pisos, era muito pequena, com poucas condições e muito quente; comíamos sempre cá fora no pátio, pois o calor dentro da casa era insuportável.
No mês de Agosto desse mesmo ano, eu, o Zé e os meus tios Jacinto e Maria Helena (pais da Guida e da Lena) fizemos um passeio, de cerca de 15 dias, ao Norte do país. 
A Marta e a Rita ficaram em Estremoz entregues ao cuidado da Guida, da Lena e da Francisca, na altura a trabalhar em casa dos meus tios.
Tanto a Rita como a Marta com 6 meses, se portaram muito bem, e a partir desse Verão a Guida e a Lena ficaram a adorá-las.

1 comentário:

  1. Que saudades, Zuzu! Lembro-me destas férias como se fosse hoje. E as tuas filhas eram lindas! E continuam a ser.
    Beijinhos grandes.

    Guida

    ResponderEliminar